quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Seção: TV não é só novela!


Da série documentários que assisti porque a gripe não deixou ninguém ter aula.

Eu sou o Iron Man! Você também!

Porquê? Simples, o ferro está em tudo! É o metal mais abundante na Terra. 5% da crosta terrestre é ferro. 98% do núcleo da terra é ferro. Até no nosso corpo ele está presente, e sua função é ajudar no transporte do oxigênio em nosso sangue, sua falta é conhecida como Anemia. Olhe para os lados, quantos segundos você demorou para ver algo de ferro?

Até a deterioração do ferro é importante para o homem. O que uma pintura rupestre de 17.000 anos, um pintura do Da Vinci e uma nota de dólar tem em comum? Óxido de ferro, ou seja, ferrugem! Que é a ação do ar ou da água contra o ferro. O homem sempre utilizou a ferrugem como tinta, obtendo dela cores como o preto , vermelho e amarelo.

Encontramos coisas feitas pelo homem utilizando ferro com datação superior a 3000 anos! Mas, o que hoje conseguimos de forma “simples, rápida e fácil”, na antiguidade era quase uma benção,pois, ainda sem o conhecimento sobre a mineração , normalmente o ferro era obtido de raros meteoritos (isso mesmo de pedras extraterrestres!), dando um significado ainda mais importante ao metal, que era utilizado para criar as mais variadas coisas,logo percebeu-se o quanto o ferro era bom para fazer armas , entre elas as chamadas “espadas do céu”, dando um "ar divino" ao ferro.

E o homem se especializou nesse negócio de "mexer" com ferro, passou a extrair do solo a hematita, uma rocha composta de 65% de ferro, e aprendeu que se aquecer o ferro a 1500 graus ele se torna líquido, podendo ser facilmente moldado, para fazer o que se imaginar. Milênios mais tarde as 1 e 2 guerras, acabaram com as últimas grandes reservas de hematita ( o homem também ficou muito bom em fazer armas...), hoje o homem se contenta com a magnetita, uma rocha composta de 25% de ferro.

E como é esperto esse bicho homem! Também descobriu que se adicionar grande quantidade de ar à fundição, esse se torna mais puro, dando origem ao Aço! Mais durável, mais maleável, mais resistente, e acima de tudo, muito mais reciclável! Por isso pesquisadores afirmam que o ferro nunca vai acabar, pois sempre é possível derrete-lo e reutilizá-lo. Porém, já há estudos de como extrair ferro de Marte ( o planeta tem a crosta composta de 14% de ferro! ) ou de meteoritos em órbita no espaço, compostos de puro ferro.

E então é isso, contei pra vocês tudo que eu me lembrei do programa "Maravilhas Modernas: Ferro", que eu assisti ontem (12/08) no History Channel. Abraço!


1 comentários:

Camila Oaquim disse...

Gostei muito! Primeiro porque podemos aprender com esse post não somente a história do ferro como um pouco da nossa evolução. Segundo porque achei bem interessante ver alguém que consegue fazer do lazer televisivo um modo de aprendizado ainda hoje, onde temos a TV com um lazer um tanto quanto voltada pra parte da diversão sem o aprendizado em si.
Gostei muito mesmo, viu!?

Postar um comentário


Hospedagem de Sites

De onde são meus visitantes!


Hospedagem de Sites